E-familyblog
SEARCH THIS BLOG |  SEARCH ALL BLOGS |  DENOUNCE THIS BLOG |  NEXT BLOG    |  Create a Blog |  E-familyblog  

[02/12 23:41]
Dicas para quem quer engravidar rapidinho

Para mim, 4 meses pareceu uma eternidade, mas pensando bem foi rápido! Veja como fui aprendendo a conhecer o meu corpo  e cnsegui o meu sonhado positvo em 4 meses...

Gravidez: 7 passos para chegar lá.

 

 

Se você está planejando ser mãe logo ou se você já vem tentando há algum tempo, mas ainda não conseguiu realizar o sonho da maternidade, confira essas dicas e boa sorte!

 

 

 

1° Passo: Vá a uma consulta no ginecologista.

 

Diga a ele que quer engravidar. O médico provavelmente vai passar alguns exames de sangue e urina, vai recomendar algumas vacinas e vai receitar ácido fólico. Assim, você já começa a preparar o forninho para receber o bebê. Siga todas as orientações. Peça também para o seu marido ir ao urologista. A preparação do homem é também muito importante. Obs. Os médicos só passam exames específicos para averiguar alguma possível infertilidade após alguns meses de treinos intensivos (de 12 a 18 meses). Portanto, tenha paciência com o seu médico! Ele quer apenas preservar suas emoções.

 

2° Passo: Comece a tomar o ácido fólico o quanto antes.

 

Os médicos recomendam que seja 3 meses antes de engravidar. Se você já está tomando há 3 meses, continue. O ácido fólico não tem contra indicações e será muito importante para o desenvolvimento do seu bebê.

 

3° Passo: Descubra o seu período fértil no seu ciclo menstrual.

 

Conte o primeiro dia do ciclo a partir do primeiro dia da menstruação. Não confunda menstruação com borra. A menstruação é forte e vem de vez e a borra só suja a calcinha. Você deve contar a partir do dia em que a menstruação vem de forma forte e contínua. O ciclo menstrual das mulheres dura em média de 28 a 35 dias. O período fértil varia de mulher para mulher, mas normalmente ocorre no meio do ciclo. Ou seja, se seu ciclo é de 28 dias, a sua ovulação será por volta do 14°. No entanto, para a concepção acontecer, é necessário você ter relações 3 dias, 2 dias, 1 dia  antes ou no dia da ovulação, já que o espermatozóide sobrevive até 3 dias no corpo da mulher. Assim, o espermatozóide vai ficar “esperando” o óvulo. Ter relações sexuais após a ovulação dificilmente resulta em gravidez, a não ser que você tenha ovulado depois sem saber. No entanto, como é difícil saber com certeza quando ocorreu a ovulação, recomendo que se treine alguns dias depois dela. É muito importante saber o seu período fértil para intensificar os treinos nesse período.  Veja a tabela abaixo como exemplo.

 

Mês Julho - 2009

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

 

 

 

1

2

3

4

5 – 1° dia do ciclo

6 – 2°

7 – 3°

8 – 4°

9 – 5°

10 – 6°

11 – 7°

12 – 8°

13 – 9°

14 – 10°

15 – 11°

16 – 12°

17 – 13°

18 – 14°

19 – 15°

20 – 16°

21 – 17°

22 – 18°

23 – 19°

24 – 20°

25 – 21°

26 – 22°

27 – 23°

28 – 24°

29 – 25°

30 – 26°

31 – 27°

1°ago – 28°

 

Exemplo de uma mulher que menstruou no dia 5 de julho e tem o ciclo de 28 dias.

Dia da ovulação: 18/07

Período fértil: 15/07 a 20/07

 

4° Passo: Aprenda a reconhecer outros sinais de fertilidade.

 

Perto do período fértil, o corpo da mulher se prepara para a concepção. Um dos sinais mais evidentes é a umidade na vagina. A vagina expele uma secreção que vai ficando cada vez mais aquosa e elástica (como se fosse clara de ovo) perto da ovulação. A secreção pode ser transparente ou amarelada depende de mulher para mulher. Outro sinal que é mais perceptível para umas do que para outras é a dor da ovulação. Quando está perto de ovular, ou no dia da ovulação, algumas mulheres sentem uma fisgada no ovário que está se preparando para ovular. Esses sinais juntamente com a tabela acima vão lhe ajudar a determinar com mais precisão o seu período fértil. Aos poucos você vai conhecendo melhor o seu corpo e percebendo algumas dicas que ele mesmo te dá.

 

5° Passo: Faça o método da temperatura basal (TB).

 

A temperatura basal é outra forma de conhecer melhor o seu corpo. Esse método se baseia nas mudanças de temperaturas que ocorrem durante o ciclo menstrual. Para isso, você vai precisar de um termômetro digital e muita disciplina. Você vai começar a medir sua temperatura no mesmo horário, antes de se levantar e de se mexer. Coloque o termômetro na mesinha de cabeceira ao lado da cama. A temperatura pode ser medida na boca, abaixo da língua, ou na vagina. Não meça na axila porque o termômetro tem de estar em contato com alguma mucosa. O ideal é começar no primeiro dia da menstruação para você ter um quadro completo do seu ciclo. Você deve ir anotando suas temperaturas todos os dias, no mesmo horário, de preferência ao acordar (ou ao ter dormido 4 horas seguidas). Na primeira parte do ciclo a sua temperatura varia um pouco, mas é mais baixa do que na segunda parte. Isso ocorre porque seu corpo ainda não liberou progesterona, o que ocorre após a ovulação. Após a ovulação, a temperatura do seu corpo sobe em média 0,3 a 0,6°C ou até 1°C. É uma elevação muito sutil, mas essencial para você verificar sua ovulação. Você deve considerar que sua ovulação ocorreu depois de 3 altas consecutivas. Existem muitos sites na internet que você pode utilizar para colocar suas temperaturas. Eles têm um gráfico e te ajuda a detectar o dia da ovulação. Depois da ovulação, você vai verificar que a sua temperatura permanece alta até o dia da menstruação, quando ela cai bruscamente. Pode acontecer também da sua temperatura cair 2 dias antes ou até 1 dia depois da menstruação.

 

Se ocorreu a concepção, a sua temperatura permanecerá alta durante toda a gravidez. Logo, um dos sinais de que ocorreu a concepção é a permanência de temperaturas elevadas após, em média, 15 dias após o do dia da ovulação. No entanto, isso dependerá do tamanho do seu ciclo e do tamanho da fase lútea. A fase lútea é a fase do ciclo que vai do dia da sua ovulação até o dia da menstruação. Algumas mulheres têm a fase lútea curta (11 dias) e algumas mulheres têm a fase lútea longa (16 dias). Depois de alguns ciclos medindo TB, você vai saber quantos dias dura a sua. O mais legal é que essa fase lútea não muda muito de ciclo para ciclo. Medindo TB, você pode descobrir que a sua ovulação ocorre no 12° ou 18° dia do ciclo, e não no 14° como no exemplo dado acima. Assim, você faz as alterações na tabela e treina nos dias certos. Esse método é muito bom para quem tem a menstruação irregular, porque você vai descobrir se está ovulando e quando está ovulando. Pode acontecer de você não ovular em alguns ciclos, o que é absolutamente normal, pois em média a mulher ovula 8 vezes ao ano. Não se preocupe e invista no próximo ciclo.

 

Veja abaixo o gráfico de temperatura basal de quando eu fiquei grávida. Utilizei o site do fertilityfriend:

 

 

 

 

 

 

Não comecei a medir a temperatura no primeiro dia do ciclo, mas no final deu tudo certo. No dia 12 do ciclo medi a temperatura muito cedo. Por isso, deu essa diferença. A minha média de temperatura antes da ovulação foi de 36.2. O FF acusou a minha ovulação no dia 18 do ciclo, pois após essa data a minha temperatura subiu consistentemente. Uma queda ou uma elevação isolada não indica nada, o que vale é a média. No 27° dia do ciclo, a minha temperatura abaixou um pouco e voltou a subir. Isso acontece, às vezes, quando o embrião se implanta no útero. No 32° dia do ciclo, com 2 dias de atraso, fiz o beta HCG e peguei o meu positivo. Veja que tive relações sexuais nos dias 16, 18, 19 e 20 do meu período fértil e que a partir do dia 16 percebi o muco aquoso (W). No dia 17 senti uma fisgada no ovário esquerdo. Ou seja, o FF acusou o dia exato da minha ovulação.

 

É importante lembrar que as temperaturas variam de mulher para mulher. Para mim uma temperatura de 36.7 pode ser considerada alta, mas para você pode ser considerada baixa. Dessa forma, é necessário você perceber seu padrão de temperatura para não fazer presunções precipitadas.

 

O bom de fazer TB é que você intensifica as relações nos dias férteis e depois do dia da ovulação (quando a temperatura se mantém alta por três dias consecutivos) você relaxa um pouco os treinos. Além disso, se você não tem relações no seu período fértil, você já espera a menstruação e não o bebê.

 

6° Passo: Tenha relações sexuais no seu período fértil.

 

Esse passo é obviamente crucial. Você deve começar a ter relações sexuais 3 dias antes da ovulação e mantê-las até 2 dias após a ovulação, ou seja, 6 dias. Algumas mulheres preferem ter relações em dias alternados (dia sim, dia não), pois não fica cansativo e os espermatozóides ficam em maior quantidade. Já outras gostam de intensificar e treinar todos os dias, pois as chances aumentam. Isso você decide! Então, no nosso exemplo, você deve ter relações dos dias 15 (11° dia do ciclo) ao 20 (16° dia do ciclo).

 

 

12 – 8°

13 – 9°

14 – 10°

15 – 11°

16 – 12°

17 – 13°

18 – 14°

19 – 15°

20 – 16°

21 – 17°

22 – 18°

23 – 19°

24 – 20°

25 – 21°

 

Outra dica é não fazer xixi, não se lavar e não se levantar após a ejaculação. Espere uns 30 minutinhos para que os espermatozóides cheguem em maior quantidade ao útero. Você pode utilizar também um travesseiro embaixo do bumbum e pode apoiar as pernas na parede ou na cama para dar uma forcinha na gravidade.

 

 

7° Passo: Relaxe e aproveite os treinos.

 

Os treinos devem ser levados com naturalidade. Aproveite essa oportunidade para estreitar os laços com seu marido, para fazer surpresas, para fortalecer o casamento, para namorar bastante. Não deixe os treinos virarem uma obrigação. Se aquele era o seu dia fértil e você não está nem um pouco afim, não se force a ter uma relação sexual. O bebê deve ser gerado com muito amor!

 

 

Espero ter ajudado um pouquinho a realizar o seu sonho de ser mãe. Não se esqueça de seguir os passos indicados e de ter um ginecologista de confiança para tirar dúvidas que são comuns nessa fase da vida. Aproveite os treinos e logo, logo terá seu bebê!


Trackbacks

TRACKBACK URL: http://www.e-familyblog.com/trackback/30820

Comentários
engravida
fiz amor com meu marido foi quinta pois ovuleir sabado tem com engravida
Escrito por: maria | 09/08 11:29

tentando engravidar
olá minha mestruação veio dia 8 julho e tive relações a 14,16,18,19,20,22 e 29 será estava p.fertil
Escrito por: elsa | 31/07 11:57


boa tarde tive o sorriso no teste de ovulação clearblue no 12 º dia do ciclo. quando irei menstruar? obrigada
Escrito por: sofia | 13/06 15:29

estou tentando engravidar
tenho seis mesis que estou tentando engravidar. fiz relaçao com meu marido e ovolei no mesmo dia sera que posso emgravidar nesse periudo.obrigado espero resposta.
Escrito por: conceiçao ribeiro arujo | 18/05 22:52

sera q posso estar gravida
oii dia 28/4 acho q ovulei pois senti dores abdominais,no dia 29/4 tive relação com meu esposo sem proteção nenhuma hoje ja tem 16 e não mestruei ainda posso estar gravida? obrigada aguardo a resposta....
Escrito por: luciana | 13/05 15:57

quero engravidar
eu queria saber quantos meses tem que esparar pra sair todo o efeito da injecao para poder engravidar?
Escrito por: izamara lucia evaristo | 24/03 16:16

tentado engravidar
MINHA MESTRUAÇAO DESCEU DIA 19/02 E PAROU DIA26/02 E TIVE RELAÇAO SEM CAMISINHA DE LA PRA CA ONTEM FOI DIA 9/03 AGENTE TEVE RELAÇAO SEM CAMISINHA SERA QUE POSSO ENGRAVIDAR
Escrito por: GISLAINE CRISTINA DOS SANTOS | 10/03 22:34


Obrigado.! com está dicas ajudou bastante. Grata, Taís A
Escrito por: tais | 02/10 12:28


Eu fazem 8meses q estou tentando engravidar.... E ate agora nada,mas n perdi as esperanças, meu tao sonhado positivo uma hr vai chegar...
Escrito por: Renata | 29/08 23:54


Eu fazem 8meses q estou tentando engravidar.... E ate agora nada,mas n perdi as esperanças, meu tao sonhado positivo uma hr vai chegar...
Escrito por: Renata | 29/08 23:53


Milagres Acontecem - Tenta engravidar a muito tempo e não consegue? - Já foi ao médico várias vezes, fez muitos exames e viu que não tem nada de errado com seu corpo e mesmo assim nada do bebê chegar? Sim isso é normal e temos o segredo para te ensinar a superar este problema. Nosso livro d..Acesse o link http://hotmart.net.br/show.html?a=E567218A
Escrito por: cida | 01/08 13:55


Milagres Acontecem - Tenta engravidar a muito tempo e não consegue? - Já foi ao médico várias vezes, fez muitos exames e viu que não tem nada de errado com seu corpo e mesmo assim nada do bebê chegar? Sim isso é normal e temos o segredo para te ensinar a superar este problema. Nosso livro d..Acesse o link http://hotmart.net.br/show.html?a=E567218A
Escrito por: cida | 01/08 13:55

nao consigo engravidar
estou tentando engravidar faz 1 ano e 2 meses eu e meu marido não temos nada.nao estou conseguindo saber quando vou ovular,minha mestruaçao foi dia 24/07,estou tentando o termômetro,mas não estou sabendo o dia exato.por favor me ajude.
Escrito por: paula | 10/07 22:23



Escrito por: | 14/06 0:57



Escrito por: | 23/05 17:02


olha tive relação com meu marido dia 14/05/2013 e minha ultima mestruação foi dia 1 de maio posso está gravida muito obg.
Escrito por: | 18/05 21:59

Gravidez meu maior sonho
Estou casada a 10 anos,tenho sop e estou tomando clomid.Vou pegar essas dicas e treinar muiiito...beijos.
Escrito por: Suelen Silva | 11/05 17:54

Queero Muiito Engravidar
Estou casada a 4 meses e mesmo antes disso já vinha tentando engravidar.Não tomo anticoncepcional já faz uns 6 meses,minha última menstruação veio dia 20/03/13 e até hoje não veio denovo.Namoro de 5 a 6 vezes por semana.Posso estar grávida?E se não me ajudem,por favor?!Bjus e muiito grata pela ajuda.
Escrito por: Anna Paulla | 24/04 15:23

quero em gravidar
quero engravidar.
Escrito por: JACIARA DOS SANTOS VIEIRA | 19/12 22:32

gravidez
Estava tomando a injeção(contracep),eu era para ter tomado no dia 26/08/2012,tive relações e gostaria de saber se posso estar grávida porque tenho os sintomas e já fazem quase 2 meses que não tomo a injeção!
Escrito por: valderes | 16/10 23:45


Estou tentando engravidar fais 1 ano e 2 meses, ja fis varios exames ja fui ao ginecologista e nao deu nada nos exames. Minha mentro veio dia 24/06 e depois 23/07 agora quando é meu periodo fertil????? Me ajudem quero muito engravidar.. bjs ate mais..
Escrito por: pamela | 03/08 15:15


eu tb estou tentando a 4 meses, para mim é uma eternidade, adorei as dicas vou aproveitar,detalhe tenho pressa ja estou com 35 anos e nem um filho espero que logo possa adr a boa notícia bjs
Escrito por: | 16/04 1:33

quero engravidar
menstruei dia 16/03/2011,transei dias 21,23,24,25,26,28,29,sera que posso estar gravida pois tenho muitos sonhos,mas no momento meu maior sonho e engravidar,ja tenho 3 filhos mas quero muito esse quarto,me ajudem me deem uma resposta.
Escrito por: Benedita | 30/03 10:54


colocar um comentário
Nome:


EMail:


Título:


Comentários:

Código:



A service of e-familyblog.com, powered by E-familynet